Locações

As grandes empresas não têm sido as únicas a concluir que pode valer a pena deixar o abacaxi da aquisição e do gerenciamento da frota nas mãos de quem entende do assunto. Ao contrário. Médias e pequenas corporações também já contratam, cada vez mais, serviços de Locadoras Associadas à ABLA.

A terceirização de frotas - ampla, geral e irrestrita - tem sido palavra de ordem. No entender de Peter Drucker, o guru dos gurus, em recente entrevista à revista Fortune: "A maioria das pessoas vê a terceirização do ponto de vista do corte de custos, o que julgo ser um engano. O que a terceirização faz é melhorar a qualidade das pessoas que ainda trabalham para você. Acredito que as empresas deveriam terceirizar todas as atividades para as quais não haja um percurso de carreira que conduza os funcionários à alta gestão". É justamente esse o caso da administração de frotas de veículos na maioria das empresas.

As evidências estão ao alcance de todos. De acordo com o International Data Corporation (IDC), terceirização é a palavra do momento, no Brasil e no mundo. Com crescimento significativo nos últimos anos. Um dos grandes motivadores desse salto foi a redução de custos, o primeiro resultado de qualquer projeto de terceirização. Mas, por trás dessa necessidade urgente, há outro movimento em curso que promete mudar a maneira como as empresas encaram o uso dos automóveis - e seus próprios negócios.

As frotas de automóveis, assim com água, luz ou telefone, são cada vez mais vistas pelas empresas como um insumo básico, a ser pago apenas conforme o uso. Eis o que diz o jornalista e consultor Nicholas Carr, em artigo publicado na Harvard Business Review em 2003. "Hoje, empresa nenhuma monta sua estratégia em torno do uso da eletrecidade". Chegamos ao mesmo ponto com a administração de frotas de veículos.Mais do que tentar usá-la de forma estratégica, o imperativo é contar com o apoio especializado para gerenciá-la, de Empresas Locadoras concentradas na busca de redução de custos e riscos.

O aumento nos custos de uma frota própria geralmente faz o sinal amarelo disparar nos corredores das empresas. Assim não é de se estranhar que as estatísticas mostrem o crescimento contínuo da terceirização de frotas no Brasil, a exemplo do que já ocorre nos Estados Unidos e nos principais países da Comunidade Européia.

A Locação de Automóveis no Brasil é uma das mais terceirizadas e ocupa a 11º colocação. Cada vez mais as organizações precisam ter uma menor estrutura interna e uma maior rede de parceiros.

As vantagens são o foco no Core Business, redução de custos, revisão de estrutura e aumento de qualidade, entre outras. Com inteligência os executivos das empresas estão vendo que "é melhor pagar pelo uso e não pela propriedade".

As vantagens do aluguel

Item de Custo Frota Própria (Custos) Frota Alugada (Benefícios)
Licenciamento e Emplacamento Sua empresa administra Já vem licenciado e emplacado
Distribuição logística do veículo Sua empresa distribui Entregue onde solicitado
Seguros Sua empresa contrata e custeia Já incluído no aluguel
Peças de reposição Sua empresa adquire A Locadora paga a conta
Pessoal para manutenção Sua empresa contrata e remunera Pessoal da Locadora
Veículo reserva Sua empresa tem que manter Fornecido pela Locadora
Assistência 24 horas Sua empresa tem que contratar Serviço oferecido pela Locadora
Perdas por roubo, furto, incêndio ou colisão Sua empresa assume O risco é da Locadora
Assessoria jurídica para sinistros Sua empresa contrata A Locadora cuida de tudo
Custo de oportunidade do capital Sua empresa investe na frota A Locadora investe na frota de sua empresa
Impostos Sua empresa paga As despesas são da Locadora
Custos financeiros sobre a ociosidade da frota Sua empresa paga São pagos pela Locadora
Investimento na renovação da Frota Sua empresa investe Por conta da Locadora
Dor de cabeça com a frota

É sua É da Locadora